Início Terceirização de serviços Terceirização de serviços, O que é terceirização de serviços ?

Terceirização de serviços, O que é terceirização de serviços ?

0

Terceirização de serviços

Muito se falou neste assunto em 2015, um projeto de lei aprovado na câmara previa estender este modelo de trabalho para todas as atividades no país. Desde então algumas dúvidas surgiram, e nós vamos responde-las a você.

O que é terceirização de serviços?

Terceirização é quando uma empresa é contratada para prestar um determinado serviço, sendo assim, seus funcionários não têm qualquer ligação com o contratante. É uma prática muito comum e adotada no mundo todo. Atualmente no Brasil estima-se que 25% a 30% da mão de obra empregada seja terceirizada.

Como funciona a terceirização de serviços?

Funciona assim, uma empresa precisa de funcionários. Então, ela busca outra empresa, que irá prestar todo o serviço. A empresa contratante paga os vencimentos para a empresta prestadora do serviço, que repassa os vencimentos aos funcionários. Sendo assim, não há ligação entre os funcionários e a empresa contratante.

Por que fazer a terceirização dos serviços?

As vantagens da terceirização são maior flexibilidade e especialização do serviço, abertura de mercado para pequenas e medias empresas, aumento da produtividade, entre outras. O ganho fica para o contratante que fica de certo modo “isento” da relação empregador e funcionário.

Como a empresa atua na terceirização?

Para a empresa contratante, é mais simples. Ela determina a atividade a ser terceirizada, supervisiona e repassa os valores acordados em contrato para a prestadora de serviços que assume daí em diante. A empresa prestadora de serviço por sua vez fica responsável pela mão de obra e execução da atividade.

Terceirização funciona?

Não só funciona, como empresas chegam a terceirizar departamentos inteiros. Hoje está modalidade já é um fato. Com uma extensa variedade de serviços, hoje as terceirizadas dominam alguns mercados, informática, consultoria, alimentação, são alguns exemplos.

Como é feita a contratação de empresas terceirizadas?

É realizada uma análise completa das empresas disponíveis. Preenchendo esse requisito, é solicitado um plano detalhado da execução da atividade para a prestadora com número e função de cada funcionário por setor. Após é firmado o contrato e início das atividades, da qual o contratante supervisiona.

A grande verdade é que a terceirização é um grande negócio para quem contrata, mas ela traz alguns problemas. Salários e benefícios são menores, jornada de trabalho maior, o risco de acidentes aumenta, podem surgir preconceitos entre funcionários, dificuldade de negociação com o patrão, aumenta o risco de trabalho escravo e “calotes”. Se analisarmos estes fatores vamos ver que ela não é uma via de mão dupla. Uma prática que apesar de crescente no cenário mundial, não parece tão generosa para quem precisa trabalhar.

Terceirização de serviços, O que é terceirização de serviços ?
5 (100%) 1 vote[s]
Empresa de Terceirição

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here