Início Serviços de Terceirização Movimentação de materiais

Movimentação de materiais

1

A movimentação de materiais é um meio eficaz em grandes fábricas que organizam a produção dos itens que serão vendidos, sejam exportados ou transportados, é um dos principais aspectos da produção.

Durante este seguimento, quem determina o tempo é o leiaute da fábrica. É uma combinação de processos que movimentam todos os itens que serão vendidos, matéria prima e produto final, para o lugar certo, com a quantidade específica em tempo combinado.

A manipulação de materiais, por exemplo, é realizada, em muitos casos, por robôs para substituir o trabalho do homem que estará ocupado com outras funções. Essas máquinas geralmente são utilizadas em casos de facilitar a mão de obra e em situações em que a velocidade da produção é indispensável.

No caso da construção de uma nova obra, o leiaute deve ser elaborado, obedecendo à sequência da produção, com espaços disponíveis para em breve uma ampliação. Porém, no caso de grandes indústrias, são necessárias áreas destinadas ao sistema de segurança, portas de emergência de fácil acesso, refeitórios, vestiários, área médica, etc.

O leiaute na logística é elaborado de forma a respeitar a sequência da produção. No caso das grandes indústrias, é necessário áreas especificas para o sistema de segurança. Como saídas de emergência, cantinas, vestiários, saúde, etc. Atualmente, novos conceitos de leiaute na logística é utilizado nas empresas, como, leiaute fractal e leiaute mini-fábricas.

No caso dos produtos frágeis, o risco de prejudicar as peças acontece de acordo com a movimentação da mesma. O conveniente é alocar estes produtos sem movimentá-lo até o momento de transportá-lo.

Frequentemente, nas empresas ocorre de não haver indicadores para essas atividades. Nessas ocasiões as indústrias não conseguem especificar o número de perdas e o prejuízo que isso causa e valores incorretos.

A logística é o processo responsável por planejar, programar e controlar eficientemente, p fluxo de distribuição, a armazenagem de cada item ou grupo de itens, serviços à parte e informações sobre o ponto de origem e o de consumo, sendo a principal preocupação da empresa, saber se o cliente ficará satisfeito com a compra e também com o entendimento.

A logística é uma subdivisão de processos, a partir do desenvolvimento de uma mercadoria garantida por um sistema de controle e um conteúdo de informações, que satisfaz as necessidades de investidores, fornecedores e clientes. (Logística de abastecimento, gestão de estoque, gestão de demanda e do pedido, logística industrial, logística de entrega, transporte e armazenagem e distribuição)

Assim sendo, ela deve ser compreendida como o elo que liga o mercado e a prática operacional, desde o gerenciamento da matéria-prima até a encomenda nas mãos dos clientes. É o meio pelo qual os clientes satisfazem com a mercadoria. Graças à coordenação de fluxos dos materiais e informações que são divulgadas no mercado para a empresa e seus fornecedores.

O sistema de informações logísticas (SIL) apresenta os sistemas mais utilizados no desenvolvimento do trabalho logístico. (Planejamento das necessidades de distribuição, Sistemas de gerenciamento de transportes, sistemas de gerenciamento de armazém, sistemas de informações geográficas, código de barras e coletores de dados, e identificação por radiofrequência).

O Planejamento das Necessidades de Distribuição (TMS) se preocupa com a manutenção de uma boa quantia de estoque em um local cheio de armazéns. Sistemas de Gerenciamento de transporte (TMS) auxilia na administração do transporte de mercadorias a fim de melhorar os recursos utilizados. Esse sistema de gerenciamento é o responsável por entregas e coletas dos produtos.

Os sistemas de gerenciamento de Armazéns (WMS) é um sistema que aperfeiçoa todas as atividades operacionais. Há nele as atividades de recebimento, documentação, embalagem e expedição é um sistema que possibilita a otimização funcional através do número de produtos. Os sistemas de Informação Geográfica (GIS) é um sistema de informação espacial. São utilizados em explorações, demografias, rastreamentos e confecção de mapas.

Na movimentação de materiais, a armazenagem tem como exigência a acessibilidade de todos os itens armazenados. É imprescindível que dentro do estoque tenha movimentação e armazenagem sendo essencial ter os critérios corretos no momento da estocagem na previsão determinada.

O objetivo da movimentação de materiais nada mais é que mover de maneira eficiente uma densa quantidade de mercadorias para o depósito, além de despachar produtos que os clientes encomendam. São basicamente divididas em entradas, transporte e muitas vezes transferências. Cada um desses detalhes exige atenção e vez ou outra o cliente fica sem mercadoria por conta de furtos. Portanto é ideal que a empresa priorize esses requisitos.

Movimentação de materiais
5 (100%) 1 vote[s]
Empresa de Terceirição

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here